domingo, 6 de março de 2011

ESPECIAÇÃO

         A formação de novas espécies é o fator básico para a geração da enorme diversidade do mundo vivo. Toda a organização de classificação (famílias, classes, ordens, etc) baseia-se apenas nas diferentes espécies e no grau de parentesco entre elas. Mas para que possamos constatar que uma nova espécie se formou, é preciso que saibamos diferenciar duas espécies.
         Há muitos conceitos de espécie.  Temos vários conceitos para o termo "espécie". São definições de acordo com o ponto de vista biológico, classificatório, ecológico, dentre outros. Então vamos adotar um conceito de espécie; para nós, "espécies são grupos de populações naturais que se cruzam entre si real ou potencialmente e que são reprodutivamente isoladas de outros grupos deste tipo" (Mayr, 1942).
        A especiação ocorre de duas maneiras diferentes:

ANAGÊNESE
- exige apenas isolamento reprodutivo

CLADOGÊNESE
- exige isolamento geográfico seguido do isolamento reprodutivo.

n


n
O ISOLAMENTO REPRODUTIVO PODE ACONTECER DE DUAS FORMAS:

MECANISMOS PRÉ-ZIGÓTICOS:

- ISOLAMENTO SAZONAL, ESTACIONAL OU TEMPORAL;
- ISOLAMENTO COMPORTAMENTAL (ETOLÓGICO);
- ISOLAMENTO MECÂNICO;
- ISOLAMENTO ECOLÓGICO;
- NCOMPATIBILIDADE GAMÉTICA;

MECANISMOS PÓS-ZIGÓTICOS:

- INVIABILIDADE DO HÍBRIDO; 
- ESTERILIDADE DO HÍBRIDO;

CONCLUSÕES:
  • Se houver isolamento reprodutivo, tem-se ali uma nova espécie; 
  • Se não houver isolamento reprodutivo,tem-se apenas uma subespécie (raça)
        A subespécie só pode ocorrer se as duas populações estiverem de alguma maneira separadas; a troca de material genético entre elas pode até ocorrer, mas em regiões restritas. Claro, se a troca de material genético ocorresse livremente entre todos os indivíduos não teríamos a formações de diferentes raças, pois a população compartilharia um mesmo patrimônio genético. Mesmo dentro das raças a variabilidade persiste. Ou seja, um indivíduo é diferente de outro, mas faz parte da mesma raça (ou subespécie). A formação de raças é o primeiro passo para a especiação. Se o isolamento persistir, é provável que as diferenças continuem a se desenvolver, até que não permitam mais a reprodução entre as duas populações. Assim, teremos agora não mais duas raças dentro de uma mesma espécie, mas sim duas novas espécies distintas.
         Quando indivíduos de espécies diferentes conseguem acasalar e gerar descendência, temos a formação de híbridos que nem sempre são viáveis.

LEOA + TIGRE = TIGON / LEÃO + TIGREZA = LIGER

ZEBRA + CAVALO = ZEBRALO / ZÉGUA

LEOPARDO + LEOA = LEOPON
JAVALI + PORCO = JAVAPORCO
cruzamento in vitro de genes dos felinos serval, leopardo asiático e o gato doméstico = ASHERA
PÔNEI + ZEBRA = ZONY


JUMENTO + ÉGUA OU JUMENTA + CAVALO = BURRO / MULA

E TANTOS OUTROS...!!!!!

Um comentário:

Lysia Cunha disse...

Caramba! Cada vez que leio mais coisas sobre esse lance todo de genetica tenho mais certeza de que quero estudar biologia pro resto da vida e é isso que vou por na universidade. ASHERA ... pra mim foi o mais interessante, tem como ser mais exótico? haha, parabens professora! Eu sai do seculus, mas se fosse pra voltar , suas aulas seriam uma das causas!