sábado, 5 de março de 2011

VOCÊ SABIA ...

Que os gatos enxergam melhor à noite?
          No escuro, os gatos enxergam muito melhor que nós. Sua pupila pode se dilatar bastante e perceber o menor traço de luz. Mas no escuro total, eles também não enxergam nada!


Por que as formigas se deslocam em fila indiana?
         É para não se perder! Andando, a formigas colocam no seu caminho uma substância cheirosa(feromônio) que todas as formigas de uma mesma família reconhecem. Basta seguir esse caminho cheiroso para voltar para casa!
Como o dromedário consegue viver no deserto?
         O dromedário pode ficar 15 dias sem beber nem comer! Ele suporta muito bem o calor, pode fechar as narinas em caso de tempestade de areia, seu corpo é capaz de estocar uma grande quantidade de água, sua corcunda contém uma reserva de gordura que lhe dá energia e, para terminar, ele pode andar muito tempo na areia sem cansar.


Porque as baleias expelem grande jatos de água?
          
        As baleias podem mergulhar quase meia hora prendendo a respiração, mas elas são obrigadas a subir para respirar. É o ar que a baleia assopra ao voltar à superfície, misturando com a água, que faz esse jato impressionante

Que os papagaios não falam de verdade?
        Pois é, eles apenas são capazes de imitar algumas palavras ou frases. O papagaio-verdadeiro é verde, tem o topo da cabeça amarelo e a cauda vermelha, e imita muito bem a voz humana. Até assobia com afinação!

Que a banana não tem semente?


         Ao contrário do que muitos imaginam, aqueles minúsculos pontos pretos presentes no interior da banana não são suas sementes, mas sim, apenas óvulos não fecundados. Trata-se de um fruto partenocárpico.



Por que o céu é azul quando visto da superfície da Terra?

         A interação da luz do Sol com nossa atmosfera é a responsável pela cor azul que vemos. No espaço aberto, mesmo em presença de luz solar, os astronautas enxergam um céu escuro, porque lá não existe atmosfera.


  Bocejar ajuda a resfriar o cérebro e melhora a atenção?
         Pode parecer estranho, mas é isso mesmo!. Da próxima vez que alguém reclamar de um bocejo seu, pode responder: “bocejo, porque quero prestar mais atenção em você”. Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. 
         Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”. Você já percebeu que o bocejo é contagioso? Já? Mas talvez o que você não saiba é que agora cientistas descobriram que as pessoas gentis são mais susceptíveis à transmissão.O psicólogo Steven Platek, da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), e seus colegas da Universidade do Estado de Nova York mostraram um vídeo com uma pessoa bocejando a um grupo de 65 estudantes. Os que abriram a boca diante da tela apresentaram maior pontuação num teste psicológico medindo a empatia. Os estudantes imunes ao contágio eram, por outro lado, menos predispostos a reconhecer que um insulto pode ofender outra pessoa.

Que o alho é um excelente alimento para a saúde?

         Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.


Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

         Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (propositalmente) porque o cérebro prevê seus movimentos antes que eles aconteçam,excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas.
         Quando alguém nos cutuca, o corpo reage, tornando-se tenso.  Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas.


Tudo o que está envolvido durante um beijo?

         Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua).  Um beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de12 quilos sobre os lábios. Já um beijo dado em um bebê pode ser pesado em gramas.
Uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até os roubados) ao longo de sua vida.
Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por 3 dias.
         As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante o beijo. Isso força o coração a bombear 1 litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar.



fontes diversas (internet)

Um comentário:

Lysia Cunha disse...

Odeio quando o professor me manda sair pra lavar o rosto só porque tou bocejando demais, na maioria das veses nao estou nem com sono, é só impulso, só que eu nunca tive uma resposta racional pra justificar meu bocejo, agora ja tenho, e vou estar com a razão, mas sendo gentil claro haha