domingo, 26 de junho de 2011

Exercício sobre evolução e caracterização das embriófitas

1- Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.
2- Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de musgos (briófitas) e samambaias (pteridófitas). Todos os musgos eram pequenos, com poucos centímetros de altura, ao passo que algumas samambaias alcançavam até 2 metros. Que diferenças na estrutura desses grupos justifica essa diferença de tamanho?
3- Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas.

I- Gimnospermas são espermatófitas, fanerógamas que não apresentam frutos.
II- As traqueófitas como, por exemplo, as sequóias, a cana-de-açúcar e as avencas, apresentam tecido condutor especializado.
III- O esporófito é a fase mais desenvolvida nas gimnospermas, apresentando raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.
IV- Nas gimnospermas superiores, os grãos de pólen não dependem mais da água para a reprodução.

a) II, III, IV
b) I, III, IV
c) I, II, IV
d) I, II, III
e) II e IV

4- Com relação aos vegetais, considere as afirmativas abaixo.

I - Nas grandes árvores, a seiva bruta sobe pelos vasos lenhosos, desde as raízes até o topo da copa, sugada pelas folhas, que perdem água por transpiração.
II - As plantas xerófitas, que vivem em regiões de climas quentes e secos, apresentam grande número de estômatos na superfície da epiderme em relação aos outros vegetais.
III - A intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de CO2 na atmosfera são fatores que afetam a fotossíntese.

Marque a alternativa que apresenta somente afirmativa(s) correta(s).
a) Apenas II
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) Apenas I

5- (CESGRANRIO) A conquista definitiva da Terra pelas plantas foi possível quando estas adquiriram verdadeiros tecidos condutores. Do ponto de vista geocronológico, as primeiras com esses tecidos foram as:
a)    Briófitas
b)    Pteridófitas
c)    Algas
d)    Gimnospermas
e)    Angiospermas

6- (MACKENZIE) Considere os seguintes grupos vegetais: 

I - Briófitas
II - Gimnospermas
III - Angiospermas
IV - Pteridófitas
Assinale a alternativa correta.

a) Os quatro grupos são considerados plantas criptogâmicas.
b) Os quatro grupos são considerados plantas fanerogâmicas.
c) I e IV são considerados plantas criptogâmicas e II e III plantas fanerogâmicas.
d) I e II são considerados plantas criptogâmicas e III e IV plantas fanerogâmicas.
e) I, II e IV são considerados plantas criptogâmicas e III plantas fanerogâmicas.
7- (UNAERP) Assinale a alternativa que apresenta uma das principais modificações evolutivas ocorridas na passagem de Pteridófitas para Gimnospermas.
a) Aquisição de vasos condutores de seiva.
b) A fecundação se tornou independente de água.
c) Desenvolvimento de frutos para proteção da semente.
d) Surgimento de ciclos de vida com alternância de gerações.
e) Surgimento de reprodução sexuada que permite maior variabilidade genética. 

8- (FUVEST) A tabela a seguir relaciona algumas características de três grupos de plantas:


Grupo
Dispersão por
Estruturas para transporte de água e nutrientes
I
esporos
ausentes
II
sementes
presentes
III
frutos e sementes
presentes


O preenchimento correto da tabela deve substituir os números I, II e III, respectivamente, por

a) briófitas, gimnospermas e angiospermas.
b) pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
c) briófitas, pteridófitas e angiospermas.
d) briófitas, pteridófitas e gimnospermas.
e) pteridófitas, angiospermas e gimnospermas.
9- (UFSM) As plantas que, ao atingirem a maturidade sexual, formam ramos reprodutivos chamados estróbilos masculinos e estróbilos femininos pertencem ao grupo das:
a) Angiospermas apenas.
b) Gimnospermas apenas.
c) Briófitas.
d) Pteridófitas.
e) Angiospermas e Gimnospermas.

10- (FATEC) Considere as seguintes características dos vegetais:

I - sistema vascular
II - grãos de pólen e tubo polínico
III - sementes nuas.
 

Dessas, são comuns às gimnospermas e angiospermas
 a) somente I.
b) somente II.
c) somente III.
d) I e II apenas.
e) I, II e II

11- (PUCPR) Através da Lei Estadual nº 7957, de 21/11/84, o Governo do Estado do Paraná declara a gralha-azul ave símbolo do Paraná. Esta ave, muito festejada pelo folclore paranaense, está intimamente ligada ao pinheiro-do-paraná porque realiza:

a) abertura do estróbilo masculino.
b) anemofilia, uma vez que as flores são unissexuadas.
c) o transporte do fruto, facilitando a disseminação da espécie.
d) os mecanismos da ornitofilia.
e) disseminação da semente.

12- (UEG) Todas as características a seguir pertencem ao grupo dos pinheiros (gimnospermas), EXCETO:

a) As sementes são produzidas em cones ou estróbilos.
b) O esporófito, que pode atingir grande porte, é a geração duradoura.
c) Os gametófitos são reduzidos e de sexos separados.
d) A fecundação não depende de água.
e) Os dois núcleos gaméticos são aproveitados durante a fecundação.

13-( UECE - 95.2) Num quintal existem 3 pés de mamoeiros assim caracterizados:

Mamoeiro X: apresenta todas suas flores masculinas;
Mamoeiro Y: apresenta todas suas flores femininas;
Mamoeiro Z: apresenta todas suas flores hermafroditas.

Com relação às espécies podemos afirmar:
a) As flores de X não apresentam anteras e podem gerar frutos atrofiados.
b) As flores de Y não apresentam estigmas e são incapazes de originar frutos.
c) As flores de Z são as únicas dentre os três espécimes que pode originar frutos.
d) As flores de Y e de Z são capazes de originar frutos.
e) As flores Y são as únicas dentre os três espécimes que pode originar frutos.

14- (FUVEST) As substâncias orgânicas de que uma planta necessita para formar os componentes de suas células são:

a) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo.

b) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo e de substâncias inorgânicas retiradas do ar.
c) sintetizadas a partir de substâncias inorgânicas retiradas do solo e do ar.
d) extraídas de bactérias e de fungos que vivem em associação com suas raízes.
e) extraídas do solo juntamente com a água e os sais minerais. 


15- (UFC – 2008) Qualquer célula vegetal viva, que possua núcleo, adequadamente manipulada, poderá originar embriões, semelhantes aos embriões zigóticos, denominados de embriões somáticos. Dentre as várias
possibilidades de utilização desses embriões somáticos está a produção de sementes artificiais. A técnica consiste na produção de cápsulas de gelatina que contenham o embrião e um hidrogel com substâncias orgânicas e inorgânicas. A principal função desse hidrogel seria:

a) induzir mutações e inibir a germinação daquelas plantas com características indesejáveis.
b) possibilitar a formação de um embrião com estrutura bipolar, ou seja, com parte aérea e raiz.
c) hidratar o embrião somático, simulando as condições reais de umidade elevada de uma semente verdadeira.
d) evitar que as plantas oriundas de embriões transgênicos polinizem outras plantas no ambiente onde as “sementes” serão lançadas.
e) compensar a ausência de reservas nutritivas, que são acumuladas nos processos normais de desenvolvimento das sementes.

16- (UFC - 2006) O predomínio das Angiospermas em relação aos demais grupos vegetais relaciona-se:

a) à dupla fecundação, resultado da união de dois anterozóides com a oosfera e o megaprotalo, gerando o
endosperma triplóide, permitindo a longevidade das sementes.
b) à alternância de gerações, havendo predominância do ciclo de vida esporofítico e redução da fasegametofítica, permitindo a ocupação de ambientes áridos.
c) ao desenvolvimento de estróbilos, cuja oferta de pólen e outros recursos florais favoreceu a interação com umagrande diversidade de insetos e uma maior probabilidade de polinização.
d) ao desenvolvimento do tubo polínico, permitindo a independência do meio aquático para a fecundação e
uma maior estabilidade do sucesso reprodutivo.
e) ao espessamento da parede do ovário, o que favoreceu a especialização em mecanismos de dispersão do embrião e a ocupação de ambientes distantes da planta-mãe.

17- (UFC - 2002) É correto afirmar que o grão de pólen é:

a) o esporófito das angiospermas.
b) o gametófito masculino das fanerógamas.
c) o esporófito das gimnospermas.
d) o gameta masculino responsável pela dupla fecundação.
e) o gameta masculino responsável pela formação do tubo polínico.

18- (UECE – 99.2) A bela flor do maracujá é hermafrodita. Se você quisesse deixá-la totalmente feminina, podaria ou extirparia o(a):

a) conectivo, o filete e a antera
b) estigma, o filete e a antera
c) antera, o estigma e o filete
d) conectivo, o estigma e o estilete
e) receptáculo floral, pistilo e pedúnculo.

19- ( UECE - 2001.2) No ciclo de vida das samambaias a fecundação da oosfera pelo anterozóide dá origem ao:
a) prótalo
b) gametófito
c) esporo
d) esporófito
e) esporângio

20- (UECE - 98.2) Com relação ao grão de pólen podemos afirmar:

I. É formado na antera e apresenta número diplóide de cromossomos.
II. Em geral, apresenta no seu interior, dois núcleos.
III. É formado na antera e tem um número haplóide de cromossomos.

Marque a opção:
a) se I e II são corretas
b) se I e III são corretas
c) se apenas III é correta
d) se II e III são corretas
e) se apenas I é correta

GABARITO:
1- necessidade de água para a fecundação.
2- ausência de vasos condutores nas briófitas e presença nas pteridófitas que facilitam a distribuição das substâncias na planta favorecendo o seu desenvolvimento e crescimento.
3- C
4- D
5- B
6- C
7- B
8- A
9- B
10- D
11- E
12- E
13- D
14 -C
15- E
16- E
17- B
18- A
19- D
20-D


2 comentários:

Unknown disse...

Excelente trabalho! Adorei essas questões....

Luana disse...

Questões muito boas e pertinentes para o estudo!! Obrigada :)