Aprendemos na escola que é característico da Sistemática uma dinâmica constante. Que muitos critérios e modelos de classificação foram e são utilizados até hoje na classificação dos seres vivos.
Apesar das controvérsias, a classificação mais aceita, ainda hoje, é a de cinco reinos : monera, protoctista, fungi, animal e vegetal.
E o que dizer dessa descoberta? Um animal-vegetal ou um vegetal-animal? Trata-se de um grande feito de cientistas norte-americanos e da Coréia do Sul que descobriram um representante raro (Elysia chlorotica), uma espécie de molusco que "rouba" o DNA de algas e se transforma em híbrido: vive como animal, mas faz fotossíntese.
Isso é possível pois a lesma marinha de aproximadamente 3 cm “é a forma suprema de energia solar: come uma planta e torna-se fontossintética”. Este híbrido animal-planta gelatinoso de cor verde parece uma folha de árvore e conquista essa capacidade – que se mantém durante vários meses – com genes provenientes da alga que come, a Vaucheria litorea.
“estes organismos fascinantes podem transformar o próprio ensino dos princípios básicos da biologia”.
fonte: reportagem da Superinteressante (Mar/2010) e http://cienciactiva.wordpress.com/2009/02/
Nenhum comentário:
Postar um comentário