sexta-feira, 28 de novembro de 2008


Aumento de DSTs na terceira idade?

Pois é, quem falou que o sexo é coisa de jovem? Acho perfeitamente natural uma vida sexualmente ativa na terceira idade, mas é preciso ter maturidade e responsabilidade para fazê-lo. Os nossos "vovôs" precisam lembrar que todos precisam se prevenir.
Dentre os métodos mais utilizados temos: os muito eficientes (pílula, injeção hormonal, DIU, vasectomia, laqueadura, endoceptivo, implante, anel vaginal, adesivo anticoncepcional), os menos eficientes (camisinhas masculina e feminina, antconcepcional de emedrgência, diafrágma).

Células-tronco


Muito se fala em células-tronco. Mas Quem são elas?
Onde encontrá-las?


Bem, simplificadamente falando, são células capazes de se transformar em várias outras do organismo. Podem ser embrionárias ou adultas. As primeiras são subdivididas em totipotentes (capazes de se transformar nos 216 tipos de tecidos, inclusive placenta e anexos embrionários) e pluripotentes (capazes de se transformar em todos os tipos de tecidos, exceto placenta e os anexos embrionários). Já as adultas são extraídas de variados tecidos humanos, como: medula óssea, sangue, cordão umbilical, placenta, etc. Entretanto, estudos demonstram que sua capacidade de diferenciação é limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidos a partir delas. Assim, muito ainda há por se fazer. Depositamos todas as nossas esperanças de cura e/ou tratamentos para enfermidades até hoje, incuráveis.